Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

20 de agosto de 2008

Anos de luta

Os artistas que fazem o Movimento Cultural de Janduís, desde a década de 80 que lutam pra conseguir mudar a rotina diária da cidade. Buscam ser cidadão de bem, conscientes de seu comprometimento social. Desejo ocorrido em todas as àreas da cultura: artes cênicas, música, grupos de jovens, grêmios, associações, esporte, enfim, por todos os cantos da cidade temos gente querendo fazer acontecer, há mais de 20 anos.

Muitos tem caminhos bem sucedidos. Outros preferem a babaquice e a triste ilusão pelo capitalismo. Temos recuperado muitos jovens, assim como, temos perdido também. Artistas que não estudaram e mergulharam no mar da ignorância, que não se libertam do favor político, tem seguido rumos àrduos nos trilhos da alegria. E outros buscando sempre o estudo, a discussão, vendo sua capacidade sem se sentir inferior aos políticos "camarões", e com isso participando de projetos comunitários com sucesso.

Há muito tempo que a classe artística almejava o Conselho Municipal de Cultura. Tivemos o projeto aprovado por 9 a 0 em dezembro de 2007. Dali pra frente acreditavámos que a Fundação de Cultura não seria problema, porque os "representantes" do povo iriam aprovar numa boa.

Só que entrou em cena o desespero político da oposição. Uma tentativa de se acharem os melhores... O reis da cocada preta por serem maioria na Câmara Municipal... E isso resultou na reprovação da Fundação de Cultura, depois de terem uma decisão articulada com os que se dizem liderança políticas da cidade.

Com isso ficou e fica claro a falta de controle psicologico e emocional dos conspiradores. Quem vota contra uma Fundação de Cultura, amanhã vota contra o calçamento, a habitação, a educação, a agricultura, as reformas patrimoniais e os projetos que serão em benefício da população. Se a questão é contra o Chefe do Executivo todo e qualquer projeto será vetado..

Pensem nisso. Quatro anos é muita coisa pra esperar pra dar uma resposta. A hora é agora. Analisemos as melhores propostas e vamos dar um rumo responsável a Janduís.

Lindemberg Bezerra - Ator e Diretor Teatral da Cia. Ciranduís.

Nenhum comentário: