Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

21 de maio de 2009

Nas Pegadas de Lampião’ será lançado hoje

Jornal de Fato, em 21 de maio de 2009. http://www.defato.com/estado.php#mat4
JOTTA PAIVA
Da Redação

Apodi - "Nas Pegadas de Lampião" é o projeto idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN) que será lançado no Território Sertão do Apodi. A cerimônia acontece hoje, às 19h, na Casa de Cultura Popular, Palácio Soledade, com a presença dos dirigentes do órgão e artistas potiguares e do convidado especial ator Marcos Palmeira, protagonista do filme "O Homem que Desafiou o Diabo", que foi baseado no livro "As Pelejas de Ojuara", do potiguar Nei Leandro de Castro. Marcos Palmeira será o mestre de cerimônia.
O lançamento ocorre após uma série de pesquisas exploratórias realizadas na região por equipes técnicas do Sebrae. No levantamento foram identificados os bens materiais e imateriais dos municípios, assim como as potencialidades de cada um deles. Destaque para as vocações turístico-culturais no que se refere ao potencial histórico em municípios que serviram de rota de passagem para o bando de Lampião, aventura, através das cavernas localizadas na região, e científico, exemplificado por meio do lajedo de Soledade, uma das formações rochosas mais antigas do país, que possui cerca de 90 milhões de anos e diversas pinturas rupestres.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento sustentável de 17 cidades na região da Chapada do Apodi, através da cultura empreendedora e associativa, a "culturalização" da economia e do turismo. A iniciativa conta com a parceria do programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Rio Grande do Norte e Prefeituras.
O cangaço será o centro temático das ações, uma vez que a região foi usada como rota de migração do bando de Lampião. O potencial turístico da Chapada do Apodi também será trabalhado, unindo a história às belas paisagens naturais, fauna e flora do lugar. "A região da Chapada do Apodi possui um grande potencial que ainda é inexplorado. Com o projeto, a exploração dessas riquezas trará benefícios à população dos 17 municípios que serão beneficiados", afirma o superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto.
Na ocasião do lançamento, será entregue aos prefeitos dos municípios contemplados um inventário desenvolvido ao longo das pesquisas que tiveram início em dezembro passado. O documento cataloga todas as constatações feitas pelas equipes do Sebrae, assim como as temáticas do projeto.
INVESTIMENTO
O Território Sertão do Apodi pretende beneficiar 4.500 empreendedores individuais e coletivos, empresários das micro e pequenas empresas e organizações associativas produtivas dos municípios, desenvolvendo ações de valorização da cultura e identidade locais.
Serão realizadas ações, como capacitação do público-alvo, palestras e workshops sobre turismo sustentável, cultura e desenvolvimento, marketing, empreendedorismo, entre outras. Também estão programadas 50 oficinas técnicas nas áreas de cultura e turismo (xilogravura, artesanato, gastronomia territorial, produção de instrumentos musicais, fitocosméticos, entre outros). Todo o projeto está disponível no site www.sertaodoapodi.com.br.

Nenhum comentário: