Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

8 de janeiro de 2010

Casa de Cultura em Janduís

Em 2003 o Movimento Escambo realizou grande movimentação cultural em frente ao antigo prédio do vaporzão em Janduís, para que aquele velho prédio histórico se transformasse em casa de cultura para os artistas locais.

Dois anos depois, no ano de 2005, o prédio foi cedido ao estado pela família Gurgel e assim, foi erguida a Casa de Cultura Popular Vapor das Artes. O serviço demorou pouco mais de um ano e já em agosto de 2006 estava tudo pronto.

Uma placa de bronze foi afixada em frente à Casa de Cultura marcando a inauguração em outubro de 2006, o que de fato ainda não aconteceu. Entre 2006 e 2008 virou uma luta constante a inauguração da Casa por membros do poder público local.

Estamos em 2010 e até aqui aguardamos uma agenda da Governadora Vilma de Faria para que possa vir fazer tal fato. Se isso não acontecer até abril, a Casa vai ficar pra 2011, 2012 ou quem sabe depois da Copa do Mundo de 2014.

A Casa de Cultura de Janduís passa por momentos delicados uma vez que encontra-se com trincos quebrados, paredes e teto rachados e outros ajustes que precisam ser feito. Não temos ASG, nem recepcionista. Contamos com um Agente de Cultura e com um vigia.

Recentemente foi feito uma reunião entre o Agente da Casa de Cultura e o Secretário de Educação, Cultura e Desporto de Janduís, na tentativa de melhorar o quadro da casa de cultura que em 2009 deixou a desejar pelo município.

Quando o Governo do Estado entregou as casas de cultura aos municípios, deixou claro que iria remunerar entre 01 e 03 funcionários e que o restante cada município cuidaria. Em Janduís temos um funcionário do estado e uma pequena ajuda em material de limpeza pelo município e a gratificação do vigia. É de se esperar um 2010 realmente novo.

Nenhum comentário: