Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

22 de abril de 2010

Articulações de grupos

A ousadia de realizar um Projeto onde os recursos não existem e que ao final tudo está resolvido, como é o caso do Projeto Raízes, fez a gente refeltir ainda mais sobre a articulação da arte em nossa região.

Em média cinco grupos convidados cancelaram suas agendas em Janduís, porque dependiam da vontade do Poder Público, que me muitos lugares não tem relação de respeito com seus artistas e não vêem a arte como uma possibilidade.

Daí, a importância de uma organização interna dos grupos regionais para sua própria sustentação. Janduís ainda é primeiro lugar no quesito organização dos grupos, uma vez que dispomos de teatro, palhaço, dança, música e muita mais a qualquer momento.

Aqui em Janduís temos uma relação de muito respeito com os poderes público. E na medida em que solicitamos tal apoio, não sendo correspondido, no mesmo momento buscamos alternativas.

Aprendemos conosco que a organização interna de um grupo independe de qualquer que seja o apoiador. Não deixamos um trabalho morrer porque alguém disse que tinha que acabar o que não iremos fazer algo porque alguém não deixa.

No final de maio, estaremos colocando em pauta de discussão a organização interna dos grupos da região, num encontro que acontecerá em Campo Grande/RN. Balai de Artes, Ciranduís, Brincantes do Sertão, Rítmos e Ginga Faceira de Janduís forma convidados pra aprofundar essa discussão.

É preciso pensar grande. É preciso entender que a sobrevivência de cada grupo só depende de quem o faz. E é importante ter coragem, postura e muita responsabilidade num trabalho que tem nos levado a caminhos percorridos jamais imaginados. Força. Arte e Cultura é tudo.
Lindemberg Bezerra,
Articulador de comunicação de Cia. Ciranduís, artista popular e militante do Partido dos Trabalhadores - PT.

Nenhum comentário: