Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

8 de agosto de 2013

Ciranduís Faz a Alegria do Seu Povo

Por J. Rhuann de Melo

J. Rhuann de Melo
Ao longo dos seus 20 anos de luta, teimosia e existência a Cia Cultural Ciranduís tem enfrentado a burocracia e o descaso do poder público. Neste contexto voltamos a revitalizar as feiras, as praças e ruas ociosas de Janduís/RN, com atividades culturais garantindo a população a alegria e o prazer de ter a arte presente. Esta Ação Cultural coordenada pela Cia Cultural Ciranduís, é apoiada por diversos artistas, colaboradores e simpatizantes da Arte Livre de Rua. No dia 04 de agosto, a Ciranduís foi ao bairro São Bento e apresentou os espetáculos: “A Loja de Chapéus de Karl Valentim, o Fuxiqueiro de Lindemberg Bezerra além de toda a alegria e malemolência do Palhaço Bocão”, que fez a festa da criançada.

O objetivo desta Ação Cultural é levar Cultura, Lazer e Entretenimento as crianças e adolescentes do nosso município em estado de vulnerabilidade social e se possível às comunidades rurais. ”Os bairros e as ruas de nossa cidade precisam ser ocupadas com arte e cultura, a presença dos artistas faz bem e traz de volta o mais precioso sorriso de um povo humilde, sofrido e excluído pelo sistema capitalista, o povo necessita se alimentar de arte. Ação como essa deve se repetir diz o artista RMallone. Diante disso,é fundamental que o gestou público, tenha um novo olhar para as “Artes Pública de Rua”, é preciso conhecer e discutir esse novo conceito de se fazer arte e que se tenha compromisso e vontade de planejar, junto com todo mundo realizar uma política cultural justa e democrática.                                                 

Assim, entendemos que o nosso teatro de rua cumpre o seu papel, invade ruas, vilas, praças e feiras ou outro lugar qualquer onde tenha gente que esteja interessada em ouvir, aplaudir e delirar com a cultura popular. A arte está a serviço do povo e da vida. Nós da Ciranduís, acreditamos que por meio da Arte Pública de Rua é possível vislumbrar novas possibilidades de construir uma nova cidade com desenvolvimento, participação e democracia, aceitando como seu fundamento a diversidade e a diferença.


Nenhum comentário: