Teatro, poesia, palhaços, oficinas, montagem de espetáculos, assessoria cultural, palestras, produção de eventos, locação de transporte, locação de som, iluminação e muito mais.

25 de abril de 2019

Projeto "Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse"


Homem, boneco e livro
Publicação registra a história de vida do mestre do teatro de bonecos Gilberto Calungueiro, de Icapuí-CE

Gilberto Ferreira de Araújo ou Gilberto Calungueiro, como é conhecido de uma ponta a outra de Icapuí-CE, há mais de 60 anos vive a dicotomia de ser boneco e gente. Dentro das empanadas encarna a voz de Baltazar, Filomena, Miguilino. Fora da tolda, é ele o próprio personagem, contando causos dele mesmo que inspirariam até o João Grilo, de Ariano Suassuna.

Além de “ser” os mamulengos — ou melhor, os calungas, como são chamados na região — já foi pescador, Joca de pastoril, seresteiro, salineiro, camelô, e em 2019 ganha mais um posto. O homem virou livro.

“Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse”, de Jadiel Lima com fotografia de Vanucci Evaristo, conta de forma jornalística e ao mesmo tempo literária a história de vida do mestre, além de registrar algumas apresentações do bonequeiro admirado entre outros pelo tempo cômico preciso e um improviso afinado.

Reconhecido Mestre da Cultura do Ceará em 2006, Gilberto também recebeu o título Mestre do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, quando a manifestação foi registrada como patrimônio — que homenageou outros 12 mestres de calunga e Cassimiro Coco do Ceará, além de brincantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. No entanto, é a primeira vez que um material aprofundado sobre o Calungueiro é publicado.

Escrito inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará, com orientação do professor Ronaldo Salgado, “Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse” é publicado com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará por meio do Edital de Incentivo às Artes. A previsão é que o lançamento ocorra ainda em maio.

Acompanhe o projeto nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Instagram: @seesseboneco
Fotos: José Vanucci Evaristo Vieira




Nenhum comentário: